Menongue - A primeira pedra para a construção e apetrechamento de uma escola de sete salas de aula, com a capacidade de albergar 630 alunos em dois turnos, foi lançada nesta quarta-feira, na comuna do Vissati, município do Cuchi, pelo governador da província do Cuando Cubango, Júlio Bessa.
A empreitada, que possuirá, depois da sua conclusão em seis meses, uma área administrativa, com uma secretaria, dois gabinetes, sala de professores, arquivo, uma biblioteca, um bloco sanitário de apoio à escola, praça de amizade, campo para prática desportiva e balneários, insere-se no quadro da implementação e execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A escola, avaliada em 660 milhões de kwanzas e a ser erguida pela empresa Consud-construções sudoeste Lda, inclui o respectivo módulo dormitório que é um total de cinco apartamentos T1, para servir de residências para os professores, provenientes de outras regiões da província ou do país.
A infra-estrutura será um edifício modular de um só piso, concebido para funcionar como um estabelecimento público destinado ao ensino primário, podendo servir simultaneamente o I ciclo do ensino secundário e para aulas de alfabetização, principalmente nas zonas rurais onde a população se encontra mais carenciada.
No quadro da sua visita de trabalho ao município do Cuhci, o governador procedeu também ao lançamento da primeira pedra para a construção e apetrechamento do posto de saúde T1 na comuna do Cutato e as respectivas residências dos funcionários, concebido para servir de apoio e assistência às populações mais carenciadas e distantes dos centros urbanos.
Orçado em 420 milhões, a obra terá igualmente a duração de seis meses.
O edifício terá uma área de atendimento e de consultas, uma área de urgências com duas salas de observação, uma pediatria, uma área para adultos e uma área central para recepção, triagem e espera, salas de observação para pequenas intervenções cirúrgicas, uma sala de parto e dois blocos sanitários, sendo um exterior e outro interior.
Na sua intervenção, o governador provincial apelou à população a pautar por uma conduta favorável aos ideais do Governo, que tudo faz para que paulatinamente sejam resolvidos os principais problemas das comunidades.
Nesta sua deslocação a duas comunas do município do Cuchi, o governador provincial manteve um encontro com as autoridades tradicionais e agricultores.
O PIIM no Cuando Cubango contempla uma carteira dos 266 projectos, subdividida em duas fases, que inclui infra-estruturas económicas, sociais, desportivas, culturais e administrativas, a serem erguidas em todas sedes municipais e comunais.