Luanda – O município de Viana é a única circunscrição da província de Luanda que tem o seu plano director aprovado pelo órgão de tutela, disse o chefe de Departamento da Direcção Nacional do Ordenamento do Território do Ministério das Obras Públicas, Júlio Pinto
De acordo com o responsável, o plano director de Viana cumpriu com os requisitos e condições necessárias para a sua efectiva aprovação, uma realidade que deixa satisfeito o Ministério das Obras Públicas.
Júlio Pinto falava à ANGOP à margem do seminário de capacitação sobre Elaboração e Implementação dos Instrumentos do Ordenamento do Território, dirigido aos técnicos da administração municipal do Cazenga, realizado na quinta-feira.
Adiantou que o Ministério das Obras Públicas gizou um programa que visa ajudar os municípios com metodologias de elaboração e conclusão do plano director.
Por sua vez, o administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica, apontou como constrangimentos questões técnicas e financeiras como as principais dificuldades para a conclusão do plano director da municipalidade.
Tomás Bica acredita estar num bom caminho, considerando que o plano director municipal do Cazenga está em execução apesar dos vários constrangimentos que dificultam a sua implementação.
Defendeu maior atenção para as reservas fundiárias, sua delimitação, desanexação dos espaços para fins públicos, bem como uma avaliação sobre a manutenção dos perímetros que delimitam os municípios.