Luanda - O município de Belas, em Luanda, gastou, este ano dois mil milhões de Kwanzas para a execução de 19 projectos do Plano Integrado de intervenção nos Municípios (PIIM).
De acordo com o administrador municipal de Belas, Miguel de Almeida, em declarações à ANGOP, a margem da visita de constatação realizada na quarta-feira, pela governadora Ana Paula de Carvalho, estão em execução 14 escolas, três centros de saúde e a reparação de vias de comunicação rodoviária.
Miguel de Almeida fez saber que seis projectos, entre escolas e centros de saúde, estão já concluídos e prontos para servir a população.
Quanto as outras infra-estruturas, prosseguiu o responsável, na sua maioria escolas apresentam uma execução física na ordem dos 75 por cento, com a conclusão prevista para o próximo mês de Dezembro.
Miguel de Almeida destacou entre as obras que devem ser concluídas em Dezembro, o Instituto Médio Politécnico de Gestão e outras duas escolas primária, e do primeiro e segundo ciclo, construídas de raiz e ampliadas nos distritos de Cabolombo, Vila Verde e Ramiros.
O administrador refutou as alegações sobre a falta de pagamentos aos empreiteiros contratados para executar duas escolas, uma de raiz e outra para ampliação de 12 salas de aulas nos distritos Quenguela e Barra do Kwanzas.
" O PIIM tem o financiamento garantido. O que se passa é existência de operações de fórum administrativo, de um mês, que já estão a ser superados ", explicou.
Com relação as duas empresas que reduziram a execução das obras, por atraso nos pagamentos, a governadora Ana Paula sustentou, durante a visita, que estes não terão outras obras no futuro, uma vez que na sua óptica não haviam razões para este procedimento.
O município de Belas, com uma extensão territorial de 900, 42 quilómetros quadrados, conta com os distritos do Kilamba, Ramiros, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde, Morro dos Veados e comuna da Barra do Kwanzas e uma população de 621 mil e 64 habitantes, de acordo com ultimo senso populacional.