Luanda – Representantes das Comissões de Moradores e parceiros sociais do município de Belas pediram hoje (quarta-feira) em Luanda, que o aumento de número de escolas , Centros de Saúde e a melhoria das vias de acesso sejam enquadrados no PIIM.
Este pedido foi feito durante um encontro de Auscultação e Concertação Social realizado pela administração com os vários grupos sociais e Comissões de Moradores de Belas que decorreu na Academia Diplomática Venâncio de Moura, na Centralidade do Kilamba, para ouvir e resolver os problemas que afectam os cidadãos.
No encontro, orientado pelo administrador do Belas Miguel de Almeida, os municipes pediram que sejam melhorados os serviços básicos, aumentados os de saúde e educação, abastecimento de agua e luz , entre outros.
Para Ananias Bonga, do Camama 2, a falta de um Instituto de Ensino Médio é uma das grandes preocupações dos moradores assim como as vias de acesso que carecem de terraplanagem.
Já Lourenço Domingos, morador do distrito de Quenguelas, disse que os serviços de saúde e os transportes públicos devem ser melhorados no municipio, e pediu atenção especial das autoridades administrativas para estas questões.
Domingos José, do bairro Bita, apontou a delinquência e a excessiva acção dos fiscais naquela circunscrição como uma das maiores preocupações.
A munícipe Solange Silva, da Centralidade do Kilamba, pediu que seja construido um Hospital de Referência para atender a população da centralidade que percorre longas distâncias para ter acesso ao serviço de saúde de qualidade, para além da melhoria do trabalho de saneamento.
Com cerca de 800 mil habitantes, cuja maioria se dedica ao comércio, pesca e agricultura, o município de Belas integra a comuna da Barra do Cuanza, e os distritos urbanos do Ramiros, Morro dos Veados, Vila Verde, Cabolombo e Kilamba.