Mbanza Kongo – Mulheres de vários estratos sociais na província do Zaire, reafirmaram, esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, o seu empenho e dedicação para o bem-estar social das famílias.
Tais declarações foram prestadas à imprensa, por um grupo de mulheres que hoje foi homenageado pelo Gabinete Provincial do Zaire da Acção Social, Família e Igualdade do Género, no âmbito do encerramento da jornada “Março Mulher”.
De acordo com as homenageadas, a mulher deve continuar na vanguarda na resolução dos principais problemas que ainda assolam as famílias, com realce para a violência doméstica, abuso sexual de menores, trabalho infantil e a fuga à paternidade.
Apontaram também o combate aos crimes hediondos e à vandalização dos bens públicos como outras acções que têm merecido a atenção desta camada feminina na região, principalmente na educação e sensibilização da população.
Para a coordenadora adjunta da Rede da Mulher Polícia de Angola (REMPA) no Zaire, Nkongolo Nkula Mbala, o combate à violência doméstica constitui, nos dias que correm, um dos males que afecta a sociedade angolana, para quem as mulheres enquadradas na REMPA tudo têm feito para dirimir este flagelo no seio da família.
A consciencialização dos jovens para a mudança de conduta, assim como a protecção de crianças e adolescentes consta, igualmente, da linha de actuação dos membros desta organização feminina do Ministério do Interior no Zaire.
Por sua vez, a religiosa Isabel Luzolo, uma das homenageadas deste acto que marcou o encerramento da jornada “Março Mulher” no Zaire, pediu às mulheres a serem mais proactivas na resolução dos principais problemas que ainda afligem as famílias.
Na ocasião, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Luísa Sofia, parabenizou as homenageadas e pediu maior engajamento da mulher em acções do desenvolvimento socioeconómico da província.
Encorajou-as a continuarem a desempenhar o seu trabalho com zelo e dedicação, aproveitando as oportunidades que o Executivo coloca à sua disposição.
Entre as homenageadas constam profissionais da Comunicação Social, da Polícia Nacional, Saúde e Educação, assim como mulheres religiosas e camponesas.
A jornada “Março Mulher” nesta parcela do território nacional inscreveu, entre outras actividades, visitas aos centros de alfabetização e formação profissional, encontros com as parteiras tradicionais, bem como palestras sobre a gravidez precoce, agressão sexual e violência doméstica.
O acto foi orientado pelo administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, e contou com a presença de membros do Governo Provincial, da Delegação do Ministério do Interior, entre outros convidados. DA/JL