Caxito – As mulheres da província do Bengo foram incentivadas hoje, quarta-feira, em Caxito, a apostar nas áreas de computação, espacial, cibernética, entre outras, até agora dominadas por homens.
Segundo a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que falava a propósito do Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, a sociedade só é efectivamente igualitária quando a mulher não é discriminada, por isso, zero à discriminação.
Referiu que as reflexões sobre a efeméride devem incidir no empoderamento económico das mulheres e raparigas, por via da promoção das suas capacidades, em todas as áreas e principalmente no domínio das tecnologias.
A governante considera necessário aumentar a participação das mulheres em áreas que até agora são dominadas pelos homens.
Realçou que o empoderamento político, social, económico, profissional e cultural das mulheres é a chave indispensável para que estas elevem o seu estatuto em todas as áreas de desenvolvimento.
Isto, disse, será uma forma da pobreza, o analfabetismo, o baixo nível académico, a violência e o HIV deixarem de ter o rosto feminino.
Vamos todos dar as mãos para fazer de Angola um exemplo no que toca a igualdade do género", referiu.
O 8 de Março foi oficialmente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977 como uma data destinada à reflexão sobre os direitos e deveres das mulheres. CJ/If