Ondjiva -Trinta mulheres vulneráveis do município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiaram, nesta segunda-feira, de kits profissionais para o fomento de auto-emprego.
Trata-se de kits de costura, pastelaria e de decoração, adquiridos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Na ocasião, o director do gabinete municipal de estudo planeamento e estatística Custódio Mwenefulenge, disse que acção enquadra-se na promoção social, formação e capacitação das mulheres do meio rural .
Disse que a intenção é retirar as mulheres da situação de pobreza, mediante a sua integração em actividade geradora de rendimentos e reforçar as competências familiares.
Para efeito, realçou as mulheres beneficiaram de uma acção formativa de 15 dias, durante a qual foram habilitadas em matérias de educação económica e financeira, assim como procedimentos de trabalho e maneio.
Por seu turno, o administrador do Cuanhama, Eugénio Ndamenapossi, destacou a implementação do programa que veio minimizar a pobreza e empoderar as mulheres.
Parabenizou a materialização do mesmo, que pela primeira vez abrangeu mulheres das zonas rurais provenientes das comunas de Ondjiva, Môngua, Evale, Nehone e Oshimolo.