Huambo – Temáticas relacionadas com a “Comunicação para a mudança de comportamento”, principalmente, na componente da saúde comunitária, dominam a segunda semana do ciclo formativo do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), aberto a 7 do corrente mê.
Com término previsto para 3 de Maio próximo, a capacitação está a ser direccionada para 60 formadores e supervisores dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) das províncias de Benguela, Bié e Huambo.
Entre os conteúdos em abordagens, constam matérias sobre nutrição, aleitamento materno, malária, VIH/SIDA, prevenção e protocolos de intervenção.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o formador do gabinete da Saúde na província do Huambo, José Manuel Fernandes Pires, disse que a formação visa intensificar a actividade dos ADECOS, tendo em atenção a saúde preventiva e o bem-estar da população.
José Pires encorajou os participantes para se empenharem, na perspectiva da concretização dos objectivos preconizados pelo FAS, voltados para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
A formação tem por objectivo tornar os serviços sociais mais próximos das comunidades e contribuir no asseguramento da eficácia da expansão da municipalização da acção social e do projecto Kwenda em todo o país.
Com duração de quase um mês, o ciclo formativo do FAS está abordar, igualmente, temas como "Promoção para a mudança de comportamento, "Municipalização da acção social, " Acompanhamento da Materno Infantil", entre outros, a se empenharem na formação, para melhor réplica dos conhecimentos. MLV/JSV/ALH