Lubango - O segundo secretário do MPLA na Huíla, José Arão Chissonde, exortou os jovens a continuarem a participar activamente, com o seu conhecimento e força, no desenvolvimento e contínua reconstrução do país, para melhoria das condições sociais das comunidades.
Ao falar hoje, na 10ª Reunião Ordinária do Comité Provincial da JMPLA, referiu que a juventude é chamada a participar com o que sabe e tem, nas tarefas de desenvolvimento e produção interna, para a reedificação de Angola a todos os níveis.
Destacou que os jovens têm merecido uma atenção particular no programa de governo, com realce para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), planos de formação e capacitação permanente de professores, aumento da oferta formativa, entre outros.
Ressaltou a necessidade do contínuo trabalho na formação permanente dos jovens, no que se refere a vida interna do partido, na descoberta de novos talentos na comunidade para atraí-los para a JMPLA.
“Não vai existir JMPLA, se não fortificarem os núcleos. A existência e vitalidade da organização só pode ser efectiva se os núcleos funcionarem em pleno. Temos a soberana oportunidade de revitalizar, organizar e de forma democrática escolher as lideranças que façam funcionar”, manifestou.
Já o secretário provincial da JMPLA, Filipe Kameya, referiu que a obrigatoriedade da prestação de contas dos organismos aos executivos e aos órgãos representativos é um dos princípios que norteiam a acção da organização.
Para o dirigente, os desafios que se apresentam a JMPLA são “enormes” e exigem dos militantes, quadros e dirigentes um espírito de comprometimento, abnegação e proactividade.
A X Reunião Ordinária da JMPLA serve para balancear as actividades desenvolvidas durante o período de Maio de 2023 a Março de 2024, analisar o estado actual da organização na Huíla e da juventude no geral face ao contexto. EM/MS