Luena – Quarenta e oito pessoas morreram por afogamentos durante a última época balnear, decorrida entre 15 de Setembro de 2020 a 15 de Maio de 2021, com um aumento de nove mortes em relação ao igual período de 2019.
Os afogamentos ocorreram nos rios Luena, Dala Sul, Mushimoji, Canaje, Catueje e Lumege, localizados a sul e norte do município do Moxico (sede provincial).
De acordo com o segundo comandante do Quartel Principal do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Moxico, Adolfo Chinguari Londaca, que falava à ANGOP a propósito dos preparativos da nova época balnear (aberto a 15 de Setembro), muitos dos afogamentos resultaram de negligência da população que insiste em banhar em zonas proibidas.
Durante a última época balnear, os SPCB realizaram 298 acções de patrulhamentos, 280 de sensibilização, 270 de protecções e 248 vistorias, assim como dois salvamentos por afogamento.
Adolfo Londoca disse existir um plano para se inverter o quadro, que passa pelo aumento de acções de sensibilização dos banhistas, que deverão ser feitos por 200 efectivos da corporação, desdobrando-se nos rios, charcos e às residências que possuam reservatórios de água.
Adolfo Londaca aconselha sempre a população a nadar à beira do rio, evitar-se aglomerar devido a Covid-19, e obedecer os sinais de proibição, por motivos de segurança, além de se controlar crianças.