Malanje- O presidente do Movimento Juvenil Comunitário de Angola (MOVIJOVEM), David Juízo, considerou hoje, sexta-feira, nesta cidade, que a organização está alinhada aos desafios do Executivo, voltados a mudança de conduta das comunidades e da juventude em particular.
Manifestou a disposição do Movimento em contribuir no desenvolvimento do país, mobilizando a camada juvenil para todas as tarefas sociais, embora precisa-se de mais oportunidades de emprego, de formação e outras, que incentivem os jovens a apoiar os interesses de governação.
O responsável fez estes pronunciamentos à margem do acto de constituição e eleição dos membros de direcção do Secretariado Provincial de Malanje do MOVIJOVEM, tendo destacado a prontidão dos filiados para a construção de uma Angola próspera, em conformidade com as acções e anseios do Executivo.
David Juízo apelou ainda a juventude no sentido de manifestar o seu apoio ao Executivo, respeitar os símbolos nacionais e os órgãos de soberania, evitando apenas críticas, pois o desenvolvimento do país carece da participação da juventude.
Entretanto, destacou a necessidade dessa franja social abdicar-se de actos de vandalismo, arruaças e outros males que vêm se registando um pouco pelo país, em alguns casos com fins inconfessos.
Por outro lado, instou aos deputados à Assembleia Nacional, no sentido de mediarem e levarem as instâncias afins, as preocupações e disposições do Movimento Juvenil Comunitário de Angola, com vista a se encontrar soluções para os problemas da juventude e aberturas de interacção com o governo angolano.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala referiu que o associativismo juvenil em Malanje tem vindo a crescer de forma considerável, devido a abertura que se dá para o exercício da cidadania e participação dos jovens na resolução dos problemas.
Precisou que o Estado angolano reconhece como Associações parceiras do governo, aquelas que pautam por condutas socialmente aceite e que não violam os princípios fundamentais constitucionalmente salvaguardados, tendo apelado para um associativismo baseado no voluntariado e sentido de patriotismo, para que haja comprometimento e participação da juventude na resolução dos problemas sociais.
Enquanto isso, o secretário eleito do MOVIJOVEM na província, Marcos Major manifestou o comprometimento de trabalhar com a juventude com vista a fazer Malanje trilhar para o desenvolvimento, com o apoio dos órgãos juvenis, incluindo partidárias.
Para tal, disse ser necessário inicialmente a MOVIJOVEM se afirmar como instituição juvenil, devendo para tal, os seus filiados colaborar entre si, para que a agremiação cumpra com os objectivos para os quais foi criada e com os seus planos de acção.
A direcção ora eleita, é constituída por secretário provincial, secretário executivo adjunto e pelos secretários para intercâmbio, comunicação e marketing e actividades sociais.
O MOVIJOVEM é uma instituição de carácter filantrópico criado com o objectivo de promover a mobilidade dos jovens, contribuindo activamente na valorização e desenvolvimento do país, em alinhamento ao Programa Nacional de Coesão Territorial. NC/PBC