Malanje- Um lote composto por medicamentos e equipamentos hospitalares foi entregue hoje, sábado, pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA) ao Centro de Saúde Municipal de Cambundi-catembo, para reforçar a assistência medicamentosa e melhorar a acomodação dos pacientes.
Trata-se de analgésicos, antibióticos, antipalúdicos, soros, seringas, luvas, colchões e outros meios que visam minimizar algumas carências com que a unidade se debate
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto patriótico “Angola, minha terra, minha pátria, meu país”, que o MOVANGOLA desenvolve a nível do país, no intuito de dar respostas pontuais às preocupações da população mais vulnerável.
Segundo o presidente da organização, António Sawanga, a MOVANGOLA vai continuar a reforçar as unidades de saúde do país com meios que garantam uma assistência cada vez mais condigna, bem como desenvolver outras acções que visam melhorar as condições de vida das famílias.
Enalteceu os esforços que o Executivo tem empreendido na expansão da rede sanitária, a qual o movimento, enquanto organização da sociedade civil e parceiro do governo, está alinhando e vai prosseguir com a prestação de particular atenção a este sector.
Por sua vez, a directora municipal da saúde de Cambundi-catembo, Catarina da Glória, agradeceu o gesto, considerando que vai reforçar o stock existente.
Para além dos fármacos e equipamento hospitalar, o presidente procedeu à entrega de motorizadas ao regedor de Cambundi-catembo e sua adjunta.
Actualmente, a circunscrição conta com nove unidades de saúde e 53 técnicos. Malária é a patologia mais frequente.
Com uma população estimada em 49 mil, distribuída pelas comunas Sede, Dumba Cabango, Tala Mungongo e Kitapa, o município de Cambundi-catembo dista a 185 quilómetros da cidade Malanje.ACC/PBC