Malanje- Quinhentos e 74 jovens moto-taxistas do município de Malanje, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos, concluíram hoje, quinta-feira, a primeira fase de formação sobre o código de estrada, visando a melhoria do ordenamento do trânsito e redução de acidentes.
A acção formativa teve a duração de 30 dias e foi promovida pelo Gabinete Provincial dos Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana em parceria com a Direcção Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Ao encerrar o curso, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, disse que com esta formação, os moto-taxistas estão melhor preparados para o exercício da actividade de moto-táxi, com vista a pacificar as estradas.
Apelou aos formandos no sentido de valorizarem a profissão, exercendo-a formalmente, com base no Decreto Presidencial nº 123/22 de 30 de Maio, que estabelece o regime jurídico aplicável ao exercício da actividade de transporte remunerado individual ou colectivo de passageiros em veículos ciclomotor, motociclo, triciclo e quadriciclo.
Neste sentido, chamou atenção para a necessidade de se pautar pela responsabilidade e observância do código de estrada.
Numa mensagem, os formandos prometeram obedecer as normas de trânsito, com vista a prestação de um serviço de qualidade aos munícipes e que concorra para a redução de acidentes.
O acto de encerramento culminou com a entrega de carteiras profissionais e licenças de condução.
Durante o curso, foram ministradas matérias relacionadas com noções básicas de código de estrada, prevenção de acidentes, ética e cidadania na actividade profissional, situação de emergência e primeiros socorros, regras fundamentais para o transporte de passageiros, regulamento da actividade de moto-táxi, postura do condutor e técnicas de condução.