Lubango – Sessenta e cinco crianças dos municípios do Lubango e da Chibia foram identificadas e cadastradas, este mês, pela Miss Huíla 2021, Pâmela Serrão, a quem dá apoio alimentar periódico.
Do número de crianças indentificadas pela Miss, 39 residem no Lubango e 26 na Chibia, tendo sido encontrados nas ruas onde pedem esmolas. A ajuda é baseada em leite, iogurtes e biscoitos.
Em declarações hoje, domingo, à ANGOP, no Lubango, a propósito do projecto, Pâmela Serrão afirmou que do levantamento feito, a maior parte delas diz estar na rua por conta dos maus-tratos em casa.
Na ocasião defendeu a necessidade da identificação das famílias desses petizes e solicitou às organizações sociais maior compromisso em ajudar o governo na assistência a essas crianças.
“O fenómeno de crianças de e na rua é preocupante e foi por isso que lancei o projecto de apoio, para poder acompanhá-las e prestar a ajuda possível”, disse.
A Miss Huíla 2021 termina o mandato em Agosto próximo e amadrinha igualmente uma cozinha comunitária na comuna do Jau (Chibia), onde periódicamente leva apoios.