Dundo - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, prometeu sexta-feira, no Dundo, melhorias no abastecimento de água potável ao município de Chitato, província da Lunda Norte, com a substituição de dois grupos electrobombas no Centro de Captação e Distribuição do Luachimo.
Em declarações à imprensa, no final da sua visita de trabalho, o ministro assegurou que além da recuperação de duas das quatro bombas, já existe uma linha de financiamento para a aquisição de duas novas para a resolução do problema.
Os distritos urbanos do Dundo, Chitato e Mussungue, estão, desde Janeiro, privados de água potável devido a uma avaria registada nos grupos electrobombas do centro de captação e distribuição do Luachimo, causada por uma inundação.
O facto obrigou as famílias a recorrerem aos rios e cisternas para conseguirem água.
Por outro lado, João Borges, prometeu a retoma das obras de reabilitação do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água de Cambulo, paralisadas desde 2015, por problemas financeiros.
A Empresa de Águas e Saneamento (EPAS), tem 15 mil clientes, 3.856 dos quais na Centralidade do Mussungue. Estão disponíveis dois sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, com 200 e 560 metros cúbicos, respectivamente. HD