Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra quer melhor alinhamento com parceiros para maior inclusão

     Sociedade              
  • Huíla • Terça, 16 Maio de 2023 | 13h15
Ana Paula do Sacramento Neto, ministra do Masfamu
Ana Paula do Sacramento Neto, ministra do Masfamu
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Paula do Sacramento Neto, defendeu, esta terça-feira, no Lubango, melhor alinhamento e colaboração permanente entre os diferentes sectores e parceiros, para mais inclusão e protecção social das pessoas vulneráveis.

Ao fazer a abertura do V Conselho Consultivo Ordinário do MASFAMU, que decorre no Lubango durante dois dias, sob o lema “Acção Social, um Compromisso de Todos”, a ministra afirmou que fazem parte do grupo-alvo crianças, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e as comunidades minoritárias.

Ana Paula do Sacramento Neto declarou que as políticas, os programas e as acções de inclusão social concebidas actualmente dão garantias de que está-se no caminho certo, pelo que precisa-se trabalhar mais na base de um alinhamento robusto com os sectores e parceiros.  

Referiu que o conselho é o "momento oportuno" para discutir e estudar os pontos de estrangulamento constatados ao longo da implementação e execução dos vários programas e acções destinados a reduzir os níveis de pobreza, discriminação, exclusão social e de protecção das populações mais vulneráveis.

Ana Paula do Sacramento Neto reforçou que compete ao sector conceber, propor, promover e executar a política social relativa às pessoas e à população em situação de vulnerabilidade, assim como promover o desenvolvimento das comunidades, incluindo as acções de combate à pobreza e a defesa do bem-estar da família.

“Embora as nossas tarefas estejam distribuídas pelas diferentes áreas, somos chamados a trabalhar de forma articulada, na base do espírito de interajuda e de solidariedade institucional, pois só desta forma será possível alcançar os objectivos preconizados”, continuou.  

Por sua vez, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, referiu que a ampliação do conhecimento sobre a vulnerabilidade, tendo em perspectiva à melhoria do Sistema de Protecção Social, com primazia para o nível municipal, é o foco.

Salientou que a Huíla olha como um desafio a necessidade de assegurar e garantir a cultura de igualdade de género no seio familiar, que garanta o acesso à educação, saúde e nutrição, bem como ao emprego, que promova a redução da pobreza, crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.

Frisou que para concretização de tal desiderato, a protecção social é fundamental para mitigar a vulnerabilidade das pessoas, pelo que a província tem realizado estudos continuados com vários actores sociais sobre a vulnerabilidade.  

“O estudo nos permite distinguir a categoria de cidadãos vulneráveis, tipos de vulnerabilidade, identificar as respostas de protecção social existentes e utilizáveis, assim como respostas de protecção social adequadas”, explicou o governador.

Paralelamente a investigação, conforme o responsável, estão em curso acções concretas, como os Centros Dia, a Casa Mãe, que servem de  acolhimento provisórios para as crianças vulneráveis, reforçados com a implantação de cozinhas comunitárias nos municípios e o Kwenda.

O V Conselho Consultivo Ordinário traz à análise e discussão a abordagem sobre a organização e funcionamento do ministério, seus programas e projectos, o reforço das metodologias de acompanhamento e tratamento de dados, ajuste da estratégia para o alcance das metas estabelecidas e identificação dos desafios do sector, bem como a proposta do pacote Legislativo do sector. EM/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

Mais de duzentos casos de cólera em 24 horas

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 23h20

Coca-Cola quer comprar açúcar produzido em Angola

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 23h08

PR procede à rotação de quadros na diplomacia

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 20h31

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+