Luanda - O Ministério Público (MP) decretou, quinta-feira, a detenção preventiva de quatro cidadãos, acusados do desvio de um camião com contentor de 40 pés, no Porto de Luanda.
Os acusados foram detidos, na terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no terminal marítimo de uma das empresas que opera no Porto de Luanda, em posse do camião que transportava o contentor com mais de mil caixas de óleo vegetal.
O porta-voz do SIC, super-intendente Manuel Halaiwa, em declarações à ANGOP esta sexta-feira , disse tratar-se de um conferente, um motorista e dois intermediários, envolvidos no esquema de falsificação de documentos.
Explicou que a detenção ocorreu mediante trabalho de inteligência criminal, quando os homens dentro de um esquema arquitectado pretendiam fazer sair o camião já carregado com o contentor.
Os homens apresentaram, para o efeito, documentos falsos, incluindo a utilização de uma chapa de matrícula no respectivo camião.
Diante dos factos foi dada ordem de detenção e consequente apreensão da viatura.
Segundo soube a ANGOP, este ano, o SIC deteve 10 outros elementos envolvidos em esquemas semelhantes, no Porto de Luanda.