Malanje- O delegado provincial do Interior em Malanje, comissário João Cariqui, disse hoje que a situação delituosa e de segurança pública da província é calma e controlável, tendo em conta os resultados da operação “Kuabu”, que visa o esclarecimento de crimes violentos, com destaque para os cometidos com arma de fogo.
Falando no acto provincial alusivo ao 45º aniversário do Ministério do Interior (MININT), que hoje se assinala, João Cariqui disse que apesar destes acontecimentos marcarem a província, os casos de crimes reduziram neste semestre do ano, passando de 227 para 162, menos 65, comparativamente ao igual período de 2023.
Precisou que, ainda no período em referência os órgãos operativos do MININT em Malanje detiveram mais 800 cidadãos como presumíveis criminosos e apreenderam 31 armas de fogos que se encontravam em posse de marginais.
O oficial frisou que os trabalhos da Polícia Nacional e de outros órgãos da ordem, vão prosseguir com o reforço das estratégias de combate à criminalidade, imigração ilegal, bem como aos crimes ambientais e cibernéticos, para além da prevenção da sinistralidade rodoviária.
Entretanto, apelou aos automobilistas a pautar por condução responsável, cumprindo sempre com o código de estrada, visando evitar acidentes e mortes.
O acto do dia do MININT decorreu sob o lema “Com a experiência do passado, reforcemos a unidade e o profissionalismo, na garantia da ordem e segurança pública” e em Malanje foi
marcado com a entrega de diplomas e medalhas de reconhecimento aos efectivos destacados de todos os órgãos. RM/NC/PBC