Luanda- Mil crianças dos 0 aos 5 anos estão a beneficiar, em Luanda, do programa de Emergência Covid-19.
O programa visa assegurar a assistência de saúde, nutrição e a proteção durante a fase de pandemia.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso, nesta quinta-feira, trata-se da implementação do segundo ciclo de pagamentos do programa de Transferências Sociais Monetárias.
O programa prevê abranger 519 famílias no município do Icolo e Bengo e nos centros de acolhimento de Belas e de Viana, como parte do projecto de transferência de renda em período de emergência em resposta à crise da Covid-19.
Dada a situação de pandemia, para o segundo ciclo de pagamentos, serão usados métodos de pagamentos electrónicos através da plataforma E-Kwanza e pelos balcões do Banco BAI, reduzindo assim o fluxo de circulação.
Para a efectivação desta intervenção foi necessário preparar os activistas sociais, supervisores provinciais e outros parceiros locais, capacitando-os em diversos temas, tal como o engajamento e trabalho comunitário em tempos de Covid-19 e comunicação de risco em tempos de pandemia.
O Programa Luanda Emergência Covid-19 é uma iniciativa do Governo Provincial de Luanda e conta com a assistência técnica do UNICEF.
É financiado pela Agência Sueca de Cooperação e Desenvolvimento (ASDI) através do UNICEF.