Lucapa – O secretário de Estado para o Planeamento do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Milton Reis, apelou, quinta-feira, aos empreiteiros a concluírem as obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) nos prazos estabelecidos.
Nilton Reis fez este apelo durante o briffing semanal do MEP que visa prestar informações sobre o nível de execução dos projectos do PIIM e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, em curso no país.
Pelo nível de execução física das obras visitadas nos municípios de Chitato (três escolas de sete e 12 salas aulas, quatro esquadras policiais), em Cambulo (três escolas de 12 salas de aulas, três postos de saúde e igual número de residência para função) e no Lucapa (duas escolas e uma residência de função), o secretário de Estado acredita que estejam concluídas em Abril ou Maio do ano em curso.
Apelou as empresas responsáveis pela fiscalização das empreitadas a serem rigorosas na sua actuação, para evitar atrasos na conclusão das obras.
Na província da Lunda Norte encontram-se em construção, nos 10 municípios, 22 escolas de sete e 12 salas de aula, respectivamente, seis unidades sanitárias, dez projectos de saneamento básico, seis sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável, cinco esquadras policiais, terraplanagem do troço Cuango/Loremo e nove residências de funções.
Os projectos em execução geraram mil 789 empregos directos e indirectos. No geral, a província tem 71 projectos inscritos no PIIM avaliados em mais de 19 mil milhões de kwanzas.