Lubango – Uma criança de oito anos de idade morreu em consequência da deflagração de um engenho, no bairro Quilómetro Sete, no município da Matala, província da Huíla, soube a ANGOP, hoje, sexta-feira, no Lubango.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz em exercício do Centro Nacional de Desminagem da Huíla, Alberto Caio, fez saber que o incidente aconteceu no final de Agosto último, por volta das 17 horas, mas só esta semana foi reportado ao CND da Huíla, pela Polícia local.
Destacou que segundo a informação recebida dos familiares, estes desconhecem a origem do suposto engenho, explicam que vítima encontrava-se no interior da sua residência a brincar com o objecto, colocou no fogo e surpreenderam-se com a explosão, que o causou a morte imediata, tendo a cabeça ficado totalmente destruída.
Alberto Caio considerou a situação de preocupante, pelo que apelou aos pais e encarregados de educação a prestarem maior atenção às crianças, supervisionando sempre os locais onde brincam e aos objectos que levam à casa.
Salientou que a nível do Lubango, conhecido como um dos maiores centros de venda de sucata, tanto crianças, adolescentes e adultos, devem evitar a recolha desses metais em zonas suspeitas de minas.
A nível da província da Huíla, este ano, é o segundo caso de incidente com engenho explosivo que resulta em morte, sendo que o primeiro aconteceu em Abril no município dos Gambos em que foi vítima igualmente um menor. BP/MS