Camabatela – A circulação rodoviária na estrada que liga à vila de Camabatela ao Hospital Regional de Cahinza, no município de Ambaca, província do Cuanza Norte, melhorou significativamente, com a asfaltagem da via de 2,5 quilómetros de extensão e seis de largura.
A obra, executada no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM), orçou 489 milhões, 801 mil e 68 kwanzas.
Os trabalhos tiveram início em Maio de 2020, a cargo da empresa chinesa C.R.B.C e basearam-se na terraplanagem, colocação de sistema de drenagem, lancis, sinalização vertical e horizontal e tapete asfáltico com uma camada de base de 15 centímetros e outra de sub-base de igual espessura.
O troço rodoviário foi inaugurado, sábado, pelo governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho.
O governador afirmou que a estrada, que recebe asfalto pela primeira vez, vai facilitar a circulação de pessoas e bens e garantir maior comodidade aos utentes da unidade sanitária.
Já o administrador de Ambaca, Francisco Cambango, informou que o PIIM no município contempla sete projectos em fase de conclusão, orçados em cerca de mil milhões e 500 milhões de kwanzas.
Dentre esses projectos consta as obras de construção e apetrechamento de duas escolas primárias, de sete salas de aulas cada, na sede municipal e na aldeia do Nzage, na comuna do Tango.
Ambas as infra-estruturas estão orçadas em 145 milhões, 870 mil e 808 kwanzas e às obras terminam em Dezembro deste ano.
Consta ainda a construção de uma ponte sobre o rio Kangulungu, na comuna do Luínga, com 35 metros de cumprimento e oito de largura, orçada em 94 milhões, 999 mil e 250 kwanzas.
A infra-estrutura, com capacidade para 40 toneladas, termina igualmente, em Dezembro deste ano.
O PIIM na circunscrição tem ainda inscrito projectos de construção de uma linha de transporte de energia eléctrica à comuna do Luínga, aquisição de equipamentos hospitalares e kits de saneamento básico.