Saurimo – O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) vai continuar a apoiar o desenvolvimento da mulher no meio rural e suas famílias, dando mais oportunidades nos projectos de impacto social, anunciou hoje, quarta-feira, a ministra Ana Paula do Sacramento Neto.
Falando na abertura do 11º Fórum Nacional da Mulher Rural, que decorre na cidade de Saurimo, Lunda Sul, sob o lema “Mulher no Meio Rural a Chave para o Desenvolvimento”, a governante realçou que a oportunidade tem como finalidade promover o acesso às terras e ao crédito bancário, de modo a contribuir para a igualdade e autonomia.
Falando em vídeo-conferência, Ana Paula do Sacramento Neto defendeu a conjugação de esforços, no sentido de se proporcionar a disponibilização de meios de transporte para o escoamento de produtos do campo, bem como a formalização das suas actividades por via de cooperativas.
Sublinhou que o Executivo tem estado a trabalhar na substituição gradual dos meios obsoletos para os mais novos e modernos, e facilitar o acesso às sementes e fertilizantes para o aumento da produção agrícola.
Disse que uma das apostas do Governo consiste no investimento do sector agrícola e pecuário, visando a redução das exportações e aumentar a produção nacional, para garantir uma alimentação saudável, segura e acessível.
Durante dois dias, as participantes do 11º Fórum Nacional da Mulher do Meio Rural vão abordar temas ligados aos desafios, conquistas e perspectivas da mulher rural, importância da agricultura familiar para o desenvolvimento das comunidades, agricultura, agro-indústria e alimentação, entre outros temas.
Participam do evento, os vice-governadores das províncias do Bié, Lunda Norte, Moxico, Cabinda, directoras dos Gabinetes Provinciais da Acção Social, Família e Igualdade do Género e representantes das mulheres rurais de todo o país. EM/QB/JW/OHA