Caxito - Uma marcha para sensibilizar as mulheres a salvaguardar os direitos de todas as pessoas com base no género e igualdade marcou hoje, em Caxito, província do Bengo, as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Discriminação Zero.
Promovida pelo Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de género, a marcha contou com a participação de pessoas de vários extractos sociais e enquadra-se também na jornada Março-Mulher.
O vice-governador do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, destacou a importância da data e encorajou as pessoas que se sentem inúteis a aderirem os diversos programas que o governo oferece, de forma a lutar por oportunidades iguais.
Ninguém deve discriminar outrem, sobretudo as crianças, mulheres e pessoas portadoras com deficiência, sublinhou.
Já a directora do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Marcelina Gomes Matari, disse que o governo da província vai continuar a trabalhar na inclusão social e reintegração da pessoa com deficiência a todos níveis.
O Dia Mundial da Discriminação Zero é comemorado, anualmente, a 1 de Março, pela Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais com vista a promover a igualdade perante a lei e na prática. FS/IF