Uíge - Uma escola de 24 salas de aula (liceu), com capacidade para albergar mais de mil e 500 alunos, foi inaugurada esta quinta-feira, no município de Maquela do Zombo, província do Uíge, pelo governador José de Carvalho da Rocha.
O estabelecimento escolar junta-se a outros quatro inaugurados em 2023 nos municípios do Uíge (dois), Quimbele e Songo, num financiamento do governo espanhol.
Concluída em 18 meses, a escola conta com dois laboratórios, sala de informática, biblioteca, gabinetes, sala de professores, enfermaria entre outros compartimentos.
No evento, enquadrado na celebração do 4 de Fevereiro, data que marca o início da Luta Armada de Libertação Nacional, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, reafirmou a aposta do Executivo na construção de mais escolas e outros estabelecimentos nesta região do país.
Para que a escola beneficie as futuras gerações, o governante apelou aos alunos para conservação da unidade de ensino.
Na mensagem dos alunos, lida por Lando Manuel, os estudantes prometeram cuidar da escola e de outros bens instalados na localidade.
O município de Maquela do Zombo conta com 64 escolas, sendo 48 primárias, oito colégios, cinco liceus, um instituto médio e dois complexos de ensino.
No presente ano lectivo (2023/24), a localidade matriculou mais de 43 mil alunos, que estão a ser formados por um total de 586 professores. EPP/JAR