Malanje- Mil e 20 contadores de água foram vandalizados e roubados no período de 2020 a 2022 nos bairros Cangambo, Campo da Viação e Carreira de Tiro, nesta cidade, informou hoje, terça-feira, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas e saneamento de Malanje (EASM), Carlos João.
O responsável falava durante Workshop sobre “Águas subterrâneas tornando o invisível visível”, que visou saudar o dia mundial da água que hoje (22 de Março) se assinala, tendo realçado que os autores do vandalismo, até ao momento são desconhecidos.
Fez saber que quintais, prédios e instituições públicas e privadas, foram as mais visadas, acrescentando que essa prática deve-se ao facto dos contadores conterem cobre, o que alicia a busca pelo lucro fácil, uma vez que este recurso tem sido comprado por empreendedores para a reciclagem e revenda.
Essa situação, referiu, tem dificultado a cobrança do consumo de água, porquanto o valor é fixado a partir da leitura dos dados do contador.
Por outro lado, Carlos João anunciou a existência de 100 milhões de kwanzas em dívida por parte de um elevado número de clientes, bem como a realização de 12 mil novas ligações domiciliares para a zona baixa da cidade de Malanje, ao longo dos 120 quilómetros da rede que alimenta o casco urbano e arredores.
Entretanto, o PCA da EASM, reiterou que a problemática da água e limitações em alguns dias da semana, em determinadas zonas e cidade de Malanje, prende-se com o crescimento demográfico, pelo que a quantidade produzida já não corresponde, razão pela qual o governo está a trabalhar no sentido de pôr em funcionamento o sistema de reforço de captação e distribuição a partir do rio Kuije, cujas obras estão já concluídas.
Em relação ao dia mundial da água, o responsável disse ser necessário que as pessoas tenham consciência que o referido líquido é um bem renovável, mas que pode escassear, daí a razão de se racionalizar.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas, João Correia destacou o papel preponderante que a água desempenha para a sobrevivência e desenvolvimento da vida humana e animal, por isso deve-se trabalhar em conjunto para a administração dos recursos hídricos subterrâneos transfronteiriços da província.
A Empresa Pública de Águas e Saneamento de Malanje, conta actualmente com 15 mil clientes.
O dia mundial da água foi criado pelas Organizações das Nações Unida (ONU) a 22 de Março de 1992, com o objectivo de promover a reflexão, análise e elaboração de medidas práticas de resolução da problemática de escassezes de água potável.