Malanje - O Núncio Apostólico em Angola, Dom Geovani Gaspar, reiterou, nesta terça-feira, a intenção e necessidade da Igreja Católica continuar a trabalhar com as autoridades governamentais na moralização das famílias angolanas para a mudança de comportamento.
O religioso, que falava durante a celebração da Missa Crismal na Sé Catedral dirigida aos missionários da Arquidiocese de Malanje, referiu que a igreja tem várias acções viradas à moralização da sociedade, formação académica e profissional dos jovens e assistência médica e medicamentosa à população, entre outras, com vista a contribuir na edificação de uma Angola próspera e inclusiva.
Dom Geovani Gaspar reconheceu, por outro lado, o apoio do governo angolano em particular de Malanje na recuperação de infra-estruturas sociais afectas a igreja como escolas, unidades hospitalares e outras.
Dom Geovani Gaspar encontra-se em visita pastoral desde segunda-feira, com o objectivo de constatar o grau de funcionamento da Igreja Católica sem um bispo, entre outros aspectos.
Já abordou, com o governador provincial, Norberto dos Santos “ Kwata Kanawa”, assuntos relacionados com a igreja na província e os projectos económicos e sociais do governo de Malanje, a falta de arcebispo na arquidiocese de Malanje, depois da morte do seu Arcebispo, Dom Benedito Roberto, em Novembro de 2020.
O programa encerra quarta-feira com a celebração de uma missa e um encontro com os missionários da Arquidiocese da província.