Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, anunciou hoje (segunda-feira), nesta cidade, a conclusão ainda este ano de 104 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Deste número, destacou 42 ligados ao sector da educação, 16 da saúde, 21 da energia e águas e 25 de estradas, que compreendem 90 por cento das obras previstas para Malanje no quadro do referido plano.
Falando à margem da I sessão do conselho de auscultação da comunidade e de balanço das acções desenvolvidas em 2020, o governante informou que o PIIM em Malanje conta com 96 projectos já validados pelo Ministério das Finanças, dos quais 78 já estão em curso, dos 131 projectos gerais contemplados.
Kwata Kanawa realçou ainda que no âmbito do PIIM foram gerados 2 mil e 63 empregos definitivos e mil e 822 temporários para a juventude.
Sem avançar detalhes, o governador fez saber, por outro lado, que a província registou, durante o ano transacto, um progresso considerável dos projectos de electrificação da periferia da cidade de Malanje e da linha de transporte para o município de Cangandala, bem como do projecto de infra-estruturas integradas do casco urbano.
Referiu que a previsão orçamental deste ano, para a província de Malanje, é de 62 mil milhões, 880 milhões e 958 mil kwanzas, a serem destinados a projectos que de impacto direito na vida da população, embora seja um valor abaixo das perspectivas do governo para a satisfação das necessidades dos cidadãos.
Apontou os sectores da agricultura e agro-indústria como sendo prioritários para o ano económico de 2021, sem descurar dos demais.
Durante a sessão, os participantes analisaram as acções desenvolvidas no ano passado, apreciaram o plano de acção para 2021 e o programa de desenvolvimento nacional 2018/2022.
Participam do encontro, membros do Governo, autoridades tradicionais e religiosas, administradores municipais e representantes da sociedade civil.