Malanje - Cento e três efectivos do Departamento Provincial de Investigação de Ilícitos Penais da Polícia Nacional (PN) de Malanje iniciaram, nesta terça-feira, um curso de capacitação para aprimorar as suas técnicas.
O curso, intensivo, tem a duração 30 dias, período em que serão ministradas aulas teóricas e práticas de Táctica e Técnicas de Investigação Criminal, Procedimentos de Instrução Processual, entre outros procedimentos policiais.
Os especialistas terão ainda aulas de noções de Direito Penal, Técnicas de Audição, Planeamento Operacional, Trabalho Operativo Secreto, Técnicas de Elaboração e Tramitação de Expedientes, Exercício de Acção Penal, Noções de Criminalística, Regime Disciplinar da PN e Justiça Militar.
No acto de abertura do curso, o segundo comandante provincial para Ordem Pública da PN de Malanje, subcomissário Celso Binda, realçou que as técnicas polícias que estão a ser abordadas no curso vão garantir maior competência organizacional e funcional dos efectivos do ramo da Investigação de Ilícitos Penais.
Exortou aos participantes maior engajamento no sentido de reterem o máximo de conhecimentos para aplicarem na prática, com vista a elevar a qualidade dos serviços prestados pela PN na província de Malanje.
A formação decorre sob o lema “Legalidade, transparência e proximidade” e visa dotar os participantes de conhecimentos actualizados para o reforço do combate ao crime, assim como conformar a actuação do ramo da Investigação de Ilícitos Penais ao novo Estatuto Orgânico da PN.
Criado por Decreto Presidencial, a área de Investigação de Ilícitos Penais da PN tem as atribuições de definir procedimentos, controlar e coordenar a actividade de investigação criminal, bem como instruir processos crimes da competência da PN.