Luena - Quatro mil 250 pessoas, maioritariamente jovens, concluíram, no presente ano (2023), a formação de cursos técnicos, em artes e ofícios, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE).
Os formados concluíram os cursos de canalização, electricidade de baixa tensão, marcenaria, ladrilho, carpintaria, serralharia, mecânica, corte e costura, contabilidade geral, gestão de pequenos negócios, informática, pastelaria, decoração, frio, entre outros.
Os cursos, frequentados num período entre três a nove meses, foram promovidos pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), tendo beneficiado igualmente 260 reclusos da Comarca do Moxico, para contribuir no processo de reinserção social, após o cumprimento das penas.
Na ocasião, o responsável do Serviço Provincial do INEFOP, Cahilo Guerra Mupila, disse que esta instituição vai continuar a capacitar técnica e profissionalmente os jovens, para redução do nível de desemprego e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O INEFOP no âmbito do Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE) e Intercalar tem formado vários jovens e adultos em diversos cursos profissionais de curto, médio e longo prazo. LTY/TC/YD