Ndalatando - Mais de mil crianças na localidade de São Pedro da Quilemba, no município de Cambambe (Cuanza-Norte), beneficiaram, este sábado, de uma festa antecipada do Dia da Família, denominada “Natal Solidário”.
Promovida pelo Ministério da Energia e Águas, a festa foi marcada por um almoço de confraternização, distribuição de presentes e material escolar.
A actividade, encabeçada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e decorrida no Complexo Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça, insere-se nas acções sociais do sector e destinou-se a filhos dos trabalhadores e crianças da comuna de São Pedro da Quilemba, onde está a ser erguido o projecto.
João Baptista Borges esclareceu que a iniciativa visou permitir que as crianças conhecessem a realidade laboral dos seus encarregados e que outras tivessem contacto com o empreendimento, em construção na localidade onde residem.
O evento, continuou o ministro, representa ainda o cumprimento dos 11 compromissos para com a criança, cuja observância recai a toda sociedade.
O governante aproveitou a ocasião para enaltecer o desempenho dos mais de três mil trabalhadores, entre os quais dois mil 500 angolanos e 500 chineses, envolvidos na construção da Barragem de Caculo-Cabeça, como reconhecimento da participação activa dos mesmos no desenvolvimento do país, onde a energia representa um factor essencial.
Por seu turno, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, enalteceu a iniciativa do Ministério da Energia e Águas, considerando que a mesma representa um grande acto de solidariedade e momento especial para as crianças da comunidade local e filhos dos trabalhadores.
Para o governante, Natal Solidário é uma demonstração de amor ao próximo, que cultiva a esperança aos beneficiários, augurando que iniciativas do género sejam estendidas a mais comunidades da província.
Em construção desde 2017, na localidade de São Pedro da Quilemba, no município de Cambambe (Cuanza- Norte), a barragem de Caculo-Cabaça terá capacidade de produção de dois mil 171 megawatts de energia eléctrica.
A mesma terá 103 metros de altura, 440 milhões de metros cúbicos de água e quatro usinas em circuito hidráulico, com capacidade de descarga de mil 100 metros cúbicos de água por segundo.
Localizada no médio Cuanza, a construção da referida barragem está orçada mais de um bilhão e 130 milhões de euros.
Participaram do evento, entidades do Ministério da Energia e Águas, do Governo do Cuanza-Norte, do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), da Administração Municipal de Cambambe, trabalhadores e convidados.LJ/IMA/VIC