Dundo - Seiscentos e três milhões (603) e 306 mil é o valor disponível para as 9.141 famílias vulneráveis cadastradas no município do Caungula, província da Lunda Norte, no âmbito do programa “Kwenda.
Cada agregado familiar dos 250 bairros previstos, das comunas do Camaxilo e Caungula, irá , a partir de domingo, 27, receber 66 mil kwanzas referentes a seis meses, a razão de Kz 11 mil/mês.
Segundo o chefe de departamento executivo provincial do Instituto do Desenvolvimento Local (FAS) na Lunda Norte, João do Nascimento, estão criadas todas as condições logísticas para o efeito.
Acrescentou que enquanto decorrer o acto de pagamentos e/ou transferências, uma equipa do FAS estará a realizar um novo cadastramento no município de Lubalo.
Até ao momento, dois mil milhões, 897 milhões e 386 mil kwanzas foram disponibilizados pelo governo para garantir a execução do Programa das Transferências Sociais Monetárias (Kwenda) nos municípios de Cambulo e Cuango, província da Lunda Norte.
Os valores disponibilizados beneficiaram 45 mil e 342 famílias vulneráveis, das 49 mil e 634 previstas e cadastradas.
No município de Cambulo foram cadastradas 23.916 famílias vulneráveis em 173 bairros e no Cuango 25.718 agregados em 141 aldeias e duas comunas.
O Caungula será o terceiro município a beneficiar do programa de iniciativa do Governo de Angola, que visa apoiar um milhão e 608 mil famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País.
Conta com financiamento de 320 milhões USD do Banco Mundial (BM) e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional (Angola), totalizando 420 milhões USD.
O Programa é operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), agência governamental que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.
Actualmente presente em 65 dos 164 municípios do País. HD