Cacuaco- Mais de duas mil pessoas participaram, este sábado, da campanha de limpeza denominada “Sábado Vermelho”, na orla marítima e em alguns bairros do município de Cacuaco, norte da província de Luanda, numa acção de combate à cólera.
Organizada pela administração municipal de Cacuaco, a iniciativa contou com o apoio da Elisal, Casa Militar, além do envolvimento dos habitantes da circunscrição, epicentro do surto da cólera, que assola algumas províncias do país.
O administrador de Cacuaco, Fernando João, enalteceu a participação da comunidade, considerando importante o interesse dos habitantes neste exercício de cidadania, sobretudo nesta fase complexa para vencer o surto.
Ramiros
Com o mesmo propósito, a Administração do Talatona realizou este sábado, na comuna do Benfica, um trabalho de sensibilização junto das comerciantes do mercado “Kuan kuaram”, para o tratamento dos resíduos sólidos produzidos durante a sua actividade.
Na ocasião, a administradora municipal do Talatona, Sandra Batalha manifestou-se preocupada com o surto da cólera que assola a provincia de Luanda e sugeriu a necessidade de uma admoestação pedagógica às vendedoras na questão da gestão do lixo.
Disse ser necessário resgatar o habito das pessoas recolherem os resíduos após à venda e depositarem nos contentores ou em sacos de plásticos.
Fez saber que decidiram resgatar a cultura dos serviços comunitários aos sábados com os membros da administração municipal, conselhos comunitários, sociedade civil, a Elisal e cooperativas locais “para juntos darmos uma imagem diferente aos pontos de acumulação do lixo”.
Considerou importante o reforço das campanhas de sensibilização por meio dos órgãos de comunicação social, palestras e distribuição de panfletos para se evitar muitas doenças. COF/DJ/AP/AK/DC