Cuito - Mais de duas mil famílias dos bairros Catemo, Ndongua, Boavista e Licimo, arredores da cidade do Cuito, província do Bié, vão beneficiar dentro de noventa dias de corrente eléctrica.
Esta empreitada, inserida no projecto de expansão da rede de distribuição de energia de média de baixa tensão, conta ainda com a colocação de mais de 500 postes de iluminação pública, de betão e de madeira, visando reduzir o índice da criminalidade nestes bairros.
O governador do Bié, Pereira Alfredo, que falava para as populações do bairro Catemo, após o acto de consignação das obras, sublinhou que o Governo vai empregar para estas obras 300 milhões de kwanzas, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Pereira Alfredo adiantou ainda que o Governo da província, em função dos recursos financeiros disponibilizados, prevê dar continuidade à electrificação não só dos bairros da cidade do Cuito, mas também um pouco por todo interior do Bié, onde ainda se regista algum défice no fornecimento de corrente eléctrica.
Só em 2021, três mil 379 novas famílias dos municípios do Cuito, Camacupa, Chinguar e Chitembo beneficiam de energia eléctrica, no âmbito do Programa de Electrificação dos Bairros.
Neste momento, está em fase de conclusão a construção de uma rede de média e baixa tensão, no município do Cuemba, localizado a 162 quilómetros a Leste do Cuito, que vai garantir, a partir do primeiro trimestre de 2022, a iluminação pública e mil e 500 novas ligações domiciliares.
Para este ano, é pretensão do Governo a reestruturação da rede eléctrica dos municípios da Nhârea e Andulo.
Na província do Bié, a Empresa Nacional de distribuição de Electricidade (ENDE) tem 26 mil e 14 clientes, 16 por cento dos quais com o sistema de contagem, enquanto dois mil 666 estão no regime pré-pago.