Cazenga – Duas mil e 723 crianças do ensino primário, do município do Cazenga, Luanda, beneficiaram, no segundo trimestre deste ano, de merenda escolar no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza
A merenda escolar, que visa estimular a capacidade de aprendizagem, abrange apenas os alunos das escolas do ensino primário dos distritos urbanos onde as comunidades enfrentam algumas dificuldades para suprir as necessidades nutricionais das crianças.
Segundo o director da Educação do Cazenga, Armindo Santiago, em declarações à ANGOP, beneficiaram da merenda os alunos das escolas 3044, 3047, 3067 e 3122, seguindo uma programação de distribuição de quatro vezes durante o trimestre.
A meta, prosseguiu, é servir até ao final do ano lectivo 2023/2024 cerca de 37 mil 500 merendas para os alunos carentes e de baixa renda a nível da municipalidade.
O responsável realçou a importância da merenda para os menores por contribuir para o desenvolvimento psicológico do aluno, auxiliando todos os aspectos físicos, motor, intelectual, afectivo, emocional, económico e social.
Estes aspectos, de acordo com Armindo Santiago, contribuem para o bem-estar dos alunos de forma que possam ter condições satisfatórias para a sua aprendizagem, e permitindo que possam desenvolver cérebros potentes.
Referiu que o programa de merenda escolar tem como objectivo proporcionar e garantir aos pré-escolares e escolares, na faixa etária dos sete aos 14 anos, o atendimento de 15% das suas necessidades nutricionais diárias.
Para o presente ano lectivo 2023/2024, a merenda escolar no município do Cazenga é composta por bolachas, sopa, sandes, água, fruta e papas de milho e soja. KAM/ACS/ART