Zango - Mais de cinquenta idosos do Distrito Urbano do Zango, município de Viana (Luanda), participaram, hoje, quarta-feira, de um Seminário sobre a Prevenção Contra o Suicídio, ligada ao projecto “Machimbombo Dikota”, numa iniciativa da Fundação Ngana Zenza.
A acção enquadra-se no âmbito do “Setembro Amarelo” dedicado ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio comemorado a 10 do mês em curso.
Em declarações à imprensa, o prelector e investigador, Gagarino Agostinho, apontou como mecanismos de prevenção a este mal, que aflige a sociedade, a conservação de uma vida activa no seio familiar, a interação entre amigos, rotina de passeios ou viagens, a passagem de testemunho a juventude, bem como manter uma boa dieta alimentar.
Quanto ao número de suicídios na terceira idade, ressaltou existirem poucos casos ao conhecimento público, por falta de cultura de divulgação pelos meios de Comunicação Social e a ocultação de tais actos por parte de algumas famílias.
Na ocasião, o ancião Rafael Tiago mostrou-se satisfeito pelo aprendizado e garantiu cumprir na íntegra os conhecimentos obtidos no seminário. Apelou para mais locais de lazer para os mais velhos.
Por sua vez, o administrador do Distrito do Zango, Célsio de Carvalho, congratulou-se com os mentores do projecto pela iniciativa tendente a trazer esperança de vida aos “dikotas”, para terem mais tempo de passarem a sua experiência de vida aos mais jovens.
Por outro lado, realçou que quando surgem casos de idosos com problemas de assistência social deverão ser encaminhados à Direcção Municipal desse sector, para o seu devido tratamento, evitando assim males maiores.
A Plataforma Dikota-E6.0 é uma iniciativa da Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, patrona da Fundação Ngana Zenza.
O projecto tem como foco a relação intergeracional, cultivando a solidariedade entre as gerações, garantindo a passagem de valores e experiências num contexto de aprendizagem mútua. NGS/DP/SEC