Ombadja - Novecentas e 86 cabeças de gado de várias espécies foram recuperadas pela Policia Nacional (PN), na província do Cunene, no âmbito da operação “Okwamena Eliko mo Mukune” que decorreu de 25 de Junho a 20 de Dezembro deste ano, soube a ANGOP.
A informação foi avançada segunda-feira pelo chefe do departamento de segurança pública e operações da Polícia Nacional no Cunene, André Coxe, adiantando que dos animais recuperados constam 600 bovinos, 259 caprinos, 44 ovinos e 32 suínos, dos quais 749 já foram restituídos aos proprietários e 237 não foram reclamados.
De acordo com o responsável, no período em referência foram detidos 228 cidadãos nacionais por suposto envolvimento no furto e roubo de gado, o que permitiu a abertura de 190 processo-crimes, assim como a apreensão de 895 mil e 500 kwanzas, dois mil e 700 dólares namibianos, oito motorizadas e duas armas de fogo.
Por seu turno, o delegado do Ministério do Interior no Cunene, comissário Alberto Paulo, referiu que a corporação vai reforçar as acções de policiamento comunitário e de proximidade para a preservação do gado, considerado o principal activo económico das comunidades.
O oficial comissário apelou aos criadores no sentido de manterem o controlo dos animais no pasto, de modo a evitarem o roubo dos animais e acidentes na via pública.
A operação “Okwamena Eliko mo Mukune” decorreu em cinco fases e envolveu 183 efectivos.
Dados do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas do Cunene apontam para existência de um milhão e 100 mil cabeças de gado, 78% das quais em posse de criadores tradicionais.PEM/LHE/MCN