Caxito – Noventa e dois jovens dos municípios do Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo, na província do Bengo beneficiaram sexta-feira, de kits diversos de trabalho para o fomento de autoemprego, no quadro da quarta fase do Plano de Acção para a Empregabilidade (PAPE).
Deste número, 42 jovens são do município dos Dembos, 30 do Nambuangongo e 20 do Bula Atumba, que receberam kits de pedreiro, carpinteiro, electricidade, serralheiro, cabeleireiro, agricultura, alvenaria, ladrilho, pastelaria, corte e costura, e cozinha.
Com esta distribuição nos três municípios permitiu a criação de cerca de 500 postos de trabalho, elevando-se para mais de mil empregos criados na província do Bengo, no âmbito da implementação do PAPE.
O Plano de Acção para a Empregabilidade (PAPE) está ser implementado na província do Bengo desde 2019.
O programa visa avaliar o grau de funcionamento das estruturas do INEFOP, dinamizar os actos de entrega dos kits de trabalho para o fomento do autoemprego e incentivar a inclusão das mulheres e pessoas deficientes nos diversos projectos do PAPE.
O coordenador da região norte do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), Leonel Bernardo, apelou aos beneficiários para o uso responsável dos meios, no sentido de poder gerar mais emprego, bem como ajudar outros jovens que se encontram no desemprego.
Referiu que o programa tem ainda disponível, vários kits para os jovens que aderirem os centros de formação profissional, assim como contempla a formação de formadores.
O director do Gabinete provincial da Agricultura e Pesca, Faustino Gonga, destacou a importância do PAPE no fomento do autoemprego, sublinhando que o programa desenvolvido pelo Executivo visa diminuir a taxa do desemprego e gerar renda para o bem-estar das famílias.