Menongue – Seiscentas e trinta crianças do bairro Forte Menongue, na província do Cuando Cubango, estudam a partir de hoje, segunda-feira, numa nova escola de sete salas de aula, com a capacidade de 45 alunos cada, em dois turnos
Denominada Escola Primária nº 110 CCM2 Mwene Liveve, a infra-estrutura foi inaugurada pelo governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, e está enquadrada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Orçada em 340 milhões176 mil e 389 de kwanzas, a escola ocupa uma área total de implementação de mil 315 metros quadrados e conta com área administrativa, gabinetes do director e subdirector pedagógico, secretaria-geral, sala de professores, quartos de banho e um campo de futebol .
Ao discursar no acto, o governador da província do Cuando Cubango, José Martins, afirmou que os alunos deixam de estudar em condições precárias e em capelas de igrejas e encontram melhores condições de acomodação que facilitam o processo de ensino e aprendizagem.
Apelou à comissão de moradores, autoridades tradicionais, pais e encarregados de educação e aos alunos para a conservação deste bem, como forma de garantir a sua durabilidade, cumprir com o objectivo para a qual foi implementada, valorizar o trabalho do governo e o nome da instituição que é atribuído ao terceiro soberano de Menongue “Mwene Liveve”.
Afirmou que o desejo e missão do governo é continuar a levar os serviços sociais básicos para a satisfação das necessidades do povo.
Lembrou que a carteira de projectos do PIIM na província do Cuando Cubango conta com um universo de 86 projectos e o município de Menongue tem 12, sendo que, com a inauguração desta escola, já são contabilizados seis projectos concluídos e inaugurados.
Na sua intervenção, o rei de Menongue, Manuel Dala “Mwene Vunongue VIII”, descendente de Mwene Liveve III, agradeceu pelo gesto, pois valoriza não só a família, mas os laços culturais da região, tendo sugerido ao governo no sentido de continuar a implementar projectos educacionais para a preparação de quadros para o desenvolvimento da província e do país. MSM/FF/PLB