Cacuaco – Mais de quinhentos jovens do município de Cacuaco iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um acampamento inserido nas festividades do 83º aniversário da elevação à categoria de vila da municipalidade.
Durante cinco dias, a juventude estará concentrada no bairro Kilunda, comuna da Funda, para troca de experiência nos diversos sectores.
Em declarações à imprensa, durante a cerimónia de abertura do "1° Acampamento da Juventude de Cacuaco", o vice-governador para o Sector Económico de Luanda, Gilson Carmelino, disse que o Governo Provincial de Luanda está apostado em implementar uma gestão participativa e inclusiva, para se encontrarem as melhores soluções do problemas das comunidades.
“Aproveitamos para felicitar os munícipes de Cacuaco pelo aniversário, pois o município tem se superado de forma muito resiliente, reduzindo a vulnerabilidade das famílias”, disse Gilson Carmelino.
Por seu turno, o administrador do município de Cacuaco, Auzilio Jacob, referiu ser fundamental a realização do evento, por criar um espaço que congrega a juventude para discussão dos problemas da localidade.
Fez saber que os jovens participarão em conferências a ser ministradas por entidades do país, visitas a locais históricos e outros empreendimentos de relevância para a província e Angola.
Além disso, a organização prevê a participação da juventude em actividades rurais, gino-estrada (assente na realização de actividades de ginástica artística, rítmica, acrobática e saltos acrobáticos), bem como provas de motocross, agendadas para o bairro Maiumbe A, no distrito urbano de Cacuaco.
Por outro lado, Margarida Paulo, estudante de medicina, frisou ser necessário encontros motivacionais e de troca de experiência.
Segundo a estudante, os jovens só precisam de oportunidades para mostrarem as suas valências. COF/ACS/ART