Quilengues – Quarenta e oito mil e 300 pessoas do município de Quilengues (Huíla) estão afectadas pelos efeitos da seca que arrasou perto de 35 mil hectares de culturas agrícolas.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pelo administrador municipal de Quilengues, Adriano Alberto Pedro, tendo avançado que para minimizar a situação a administração distribuiu, este mês, motobombas, como forma de estimular a agricultura de subsistência nas zonas baixas.
O município viveu uma estiagem que durou cinco meses e perdeu-se 94 por cento das culturas, deixando sem alternativas mais de 13 mil agregados familiares.
O responsável disse que a iniciativa visa incentivar a produção alternativa de alimentos para fazer face à fome, pois Quilengues regista irregularidades de chuvas nos últimos dez anos e este ano não fugiu à regra.
Para além de Quilengues, na Huíla a seca afectou os municípios dos Gambos, parte da Chibia, Cacula e Caluquembe.
O município de Quilengues, 143 quilómetros a norte do Lubango, tem uma população estimada em 93 mil e 207 habitantes, distribuídos pelas comunas do Dindi, Impulo e a sede.