Amboim – Quatrocentos e 79 jovens de ambos os sexos no município do Amboim (Cuanza Sul), terminaram com êxito, esta quinta-feira, o primeiro ciclo formativo em artes e ofícios, numa iniciativa da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA).
Durante 70 dias, os novos quadros beneficiaram de formação nas especialidades de decoração, electricidade, cabeleireiro e pastelaria.
Ao intervir no acto de encerramento, o pastor da IECA na região, Joaquim Cambiete, manifestou-se satisfeito pela realização exitosa do primeiro ciclo de formação profissional, destinado, sobretudo, aos jovens.
“Estamos muito satisfeitos pela conclusão do primeiro curso. Queremos enaltecer o apoio recebido pelo magistério primário do Amboim, que nos concedeu as salas de aula para a acção formativa durante o período de pausa pedagógica”, salientou.
Por sua vez, o administrador municipal do Amboim, Darcy da Costa, garantiu que o Governo local vai continuar a investir na formação dos jovens da região, em prol do desenvolvimento económico e social do país.
"Aproveitamos a oportunidade para encorajar a direcção da IECA a prosseguir com esta iniciativa, que vai contar sempre com o apoio institucional da administração municipal”, acrescentou.
Entretanto, a jovem Beatriz Caetano, formada em electricidade, sublinhou que a acção formativa foi a concretização de um sonho, que vai permitir exercer uma profissão para o seu auto-sustento.
“Este curso, totalmente gratuito, foi uma oportunidade de realizar um sonho. O próximo passo será tentar a sorte em alguma empresa, ou avançar com iniciativa própria", acrescentou.MCN