Uíge - Quatrocentos e 17 jovens da província do Uíge beneficiaram, nos últimos dias, de kits profissionais e micro-créditos, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE) na região.
Trata-se de jovens dos municípios do Uíge, Bembe, Mucaba, Maquela do Zombo e Damba, que concluíram, recentemente, a formação em vários cursos profissionais.
Os recém-formados beneficiaram de 174 kits de serralharia, mecânica, electricidade, construção civil, agricultura, culinária e outros equipamentos.
No acto de entrega de 51 kits profissionais e 125 micro-créditos a jovens do município sede da província, esta quarta-feira, o director nacional de Estudo, Planeamento e Estatística do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Leonel Bernardo, desaconselhou o uso dos equipamentos para outras finalidades.
Leonel Bernardo anunciou ainda a entrega, em breve, na província do Uíge, de mais 540 kits profissionais, para a promoção do auto-emprego na região.
O responsável encorajou os demais jovens a inscreverem-se neste programa, para que sejam formados e beneficiarem de kits de trabalho e micro-créditos.
Por sua vez, a administradora municipal do Uíge, Sónia Alerte, considerou que os meios entregues vão permitir a criação de iniciativas empreendedoras e, consequentemente, o sustento de várias famílias.
A quarta fase do Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE), que encerrou esta quarta-feira, teve início no dia 27 de Maio, nas províncias do Uíge, Cuanza Norte, Bengo, Zaire e Cabinda.
Na província do Uíge, o PAPE já formou mais de dois mil jovens, assim como a criação de 1.125 postos de trabalho.