Luena – Trezentos e 38 jovens da província do Moxico beneficiaram esta quarta-feira, na cidade do Luena, de microcréditos no âmbito do Plano de Acção de Promoção à Empregabilidade (PAPE), no dia alusivo a África que hoje, 25, se assinala.
Ainda na data alusiva às festividades do continente “berço da humanidade”, 106 outros jovens beneficiaram de kits de empregos, nomeadamente, canalização, serralharia, agricultura, construção civil, maquilhagem entre outros, bem como foram criados 876 postos de trabalho diretos.
Em declarações à imprensa, o chefe para gestão de serviços do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Fragoso Carlos, disse que os créditos ora cedidos vai ajudar os beneficiários a criar pequenos negócios para o sustento das famílias.
Recordou que o PAPE, iniciativa do Executivo, visa priorizar acções do bem-estar económico e social das populações, através de um conjunto de projetos e programas para mitigar e tirar a juventude do desemprego.
Por sua vez, o chefe do Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE), no Moxico, Gilberto Carlos Pemessa, explicou que desde a primeira até quarta fase, foram distribuídos a sete municípios da província, com excepção do Alto Zambeze e Luchazes, 710 kits de emprego e remetidos mil e quatro processos de candidatos ao banco Sol para a concessão de créditos que variam de 320 mil a sete milhões de kwanzas.
Acrescentou que os abrangidos antes de beneficiar de kits de empregos e selecionados para os créditos bancários, participam de acções formativas no domínio do empreendedorismo, de maneira a adquirir competências para gerir o negócio, num acordo entre o INEFOP e o Banco Sol.