Cuito - Trezentos e cinquenta e dois jovens do município do Cuito começaram hoje a receber parcelas de terra para auto-construção dirigida, numa cerimónia testemunhada pelo governador provincial do Bié, Pereira Alfredo.
Os referidos lotes estão situados na localidade de Caluco, a quatro quilómetros da cidade do Cuito, num projecto denominado “Etumbuluco” (língua umbundu, que significa renascer).
Os terrenos cedidos têm uma extensão mínima de 20 por 25 metros quadrados e máxima de 30 por 40 metros quadrados, com custo de 176 kwanzas por cada metro quadrado.
Na ocasião, o administrador municipal do Cuito, Abel Guerra Paulo, realçou que a distribuição destas parcelas enquadra-se no plano directório municipal, que visa melhorar o ordenamento do território, evitando as construções autárquicas.
Neste momento, segundo o administrador, o município do Cuito tem um registo de mais de cinco mil solicitações de pedidos de terrenos.
Garantiu haver espaços para todos, acrescentando que o processo de loteamento vai continuar, com vista a satisfazer paulatinamente as necessidades dos citadinos.
Enquanto isso, o jovem Mambolo Balaca, um dos beneficiários, mostrou-se satisfeito pela recepção do terreno, que o permitirá realizar o sonho da casa própria.