Malanje- Trezentas e 20 crianças dos Lares Mamã Muxima, Dor e Lombe, Mercês, São José de Cluny, Kudielela, Dom Benedito Roberto e Casa Gaiato, todos afectos à Igreja Católica, beneficiaram hoje, terça-feira, de bens alimentares e brinquedos doados pela esposa do governador provincial, Maria Nhunga.
A par dos produtos alimentares (arroz, óleo vegetal, fuba de milho, farinha de trigo, massa, sal, frango, coxa e peixe), foram igualmente entregues material de higiene pessoal e detergente, cujo gesto enquadrou-se na comemoração do natal antecipado e visou solidarizar-se com os petizes.
Na ocasião, a promotora do evento, Maria Nhunga disse que o gesto surge no sentido de colmatar algumas necessidades que os Lares, sobretudo em termos alimentares, precisando que os meios foram angariados a partir do empresariado e de individualidades singulares da província de Malanje, tendo garantido outros apoios nos próximos tempos.
Por sua vez, o vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda considerou a iniciativa como sendo uma mais-valia porque ajuda o Governo a resolver algum problema, tendo reafirmado o compromisso de contínuas iniciativas iguais, em prol de todas as instituições de acolhimento de menores e de idosos.
A chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC), Sara Domingos também agradeceu a iniciativa, pois vem contribuir para o bem-estar das crianças, mas mostrou-se preocupada com a tendência der aumento de casos de exploração e de abuso sexual de menores.
Já a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Ema Massunga, considerou louvável a solidariedade de que as crianças tiveram, pois os bens alimentares vão de certa maneira minimizar as necessidades.
As responsáveis dos Lares destacaram a importância dos produtos recebidos, pois vão contribuir na melhoria da dieta e do entretenimento dos petizes.
Governo confraterniza com 250 reclusos da comarca de Malanje
Enquanto isso, o Governo Provincial de Malanje brindou os reclusos de todos os estabelecimentos prisionais também com um natal solidário, que visou proporcionar um ambiente de entretenimento.
A actividade contou com a participação de 250 detentos e foi orientado pelo vice-governador provincial Franco Mufinda, que na ocasião encorajou a Direcção dos Serviços Penitenciários a trabalhar continuamente para a melhoria do bem-estar dos reclusos.
Por sua vez, o director provincial do Serviço Penitenciário de Malanje, comissário prisional Chinhama Samuel Jamba considerou o apoio do Governo provincial como sendo de alento para os reclusos, tendo realçado ainda a vertente de formação académica e profissional, que os mesmos têm beneficiado.
Explicou que a maior preocupação da população presidiária prende-se com a saúde, uma vez que os Postos médicos que disponíveis para os mesmos carecem de condições, obrigando muitas vezes a transferência para o Hospital Geral de Malanje.
A província de Malanje controla actualmente três estabelecimentos prisionais com um universo de mil e 534 presos, entre homens e mulheres condenados e detidos.
OMA confraterniza-se com população do Bairro dos Pobres
Por sua vez, o Secretariado Provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), brindou cerca de cem populares do Sambizanga, conhecido por Bairro dos Pobres, nesta cidade, com um natal antecipado, marcado por um almoço de confraternização e distribuição de brindes.
A secretária provincial da Organização, Anita Paulo Júnior disse que o momento serviu igualmente para auscultar as preocupações das famílias do Bairro dos Pobres, as quais serão levadas a consideração do Governo para a resolução.
Sambizanga é uma comunidade pequena, mas que enfrenta inúmeras dificuldades, nos vários domínios, condição que influenciou na atribuição do nome de Bairro dos Pobres. RM/NC/PBC