Luanda - A Administração da Maianga vai realizar, no sábado, distintas actividades desportivas e culturais, no âmbito das festividades do 449° aniversário da província de Luanda, a assinalar-se a 25 do corrente mês, com movimentos em toda a cidade.
A informação foi avançada, hoje, pelo administrador local, Pedro Orlando Afonso Pacas, referindo que para celebrar a data estão agendadas várias modalidades, desde o xadrez, o karaté, o futsal, o voleibol e o andebol, actuações musicais e danças.
Em declarações à ANGOP, o responsável explicou que a referida maratona desportiva e actos conexos vão decorrer na quadra polidesportiva defronte ao Cine São João, no bairro popular, e visam saudar também o 23 de Janeiro, o Dia Nacional do Desporto.
De acordo com Pedro Pacas, essas atividades estão a ser realizadas em parceria com a Escola Macovi Sport Club, que tem formado talentos no domínio do xadrez e em outras modalidades, e que acumula bastante experiência na organização desses eventos.
“Vamos reforçar a parceria com a Macovi para juntos podermos trilhar melhores caminhos para essa instituição continuar a formar jovens no domínio do desporto, e nós, enquanto Administração, trabalharmos no fomento do Desporto na Maianga”, disse.
Segundo o administrador a Macovi, instituição de caráter desportivo, sediada no Neves Bendinha, já partilha um memorando de entendimento com a Administração do extinto distrito urbano do Neves Bendinha (antes Luanda), agora bairro afecto à Maianga.
"Entretanto, é uma valência bastante proveitosa e nós não vamos deixar morrer essa parceria que já existe, desde o período em que o Neves Bendinha era distrito do também extinto município de Luanda", manifestou Pedro Pacas.
O responsável fez saber que na sexta-feira vai acontecer um colóquio denominado "Escrever a Cidade", uma iniciativa que busca reforçar as actividades de reflexão sobre o papel da literatura, na preservação e interpretação das memórias urbanas da cidade capital.
Para domingo, informou o recém-nomeado administrador, está agendado um concerto denominado "Cantar Kianda", a partir das 14 horas, igualmente no Largo adjacente ao Cine São João, no bairro popular.
"No essencial é uma celebração musical que reunirá artistas locais para homenagear a nossa cidade. Portanto, essas são as actividades desportivas e culturais que vamos levar a cabo para saudar os 449 anos da capital do país, fundada em 1576", rematou.
ECC/MDS