Saurimo - A província da Lunda Sul registou, nos últimos 11 meses, 329 acidentes de viação, menos 112 em relação ao igual período de 2019, que provocaram a morte de 27 pessoas e ferimentos de 357 outros cidadãos.
A informação foi avançada hoje, quinta-feira, em Saurimo, pelo chefe das operações da Direcção de Viação e Transito da província da Lunda Sul, Júlio de Nascimento, durante uma campanha de sensibilização sobre as medidas de prevenção de acidentes rodoviários, promovida pela JMPLA, no âmbito das festividades do 64º aniversário do MPLA, que hoje se assinala.
O responsável disse que os acidentes causaram danos materiais avaliados em 57 milhões e 90 mil kwanzas e caracterizaram-se em atropelamentos, colisões, despistes e capotamentos.
Apontou como principais causas dos acidentes o excesso de velocidade, condução sob efeito de bebidas alcoólicas, desrespeito às regras de estradas, entre outras irregularidades.
Por seu turno, o secretário provincial da JMPLA da Lunda Sul, Nobre Mutunda, apelou aos automobilistas responsabilidade, cumprimento das regras de estradas e o não uso de bebidas alcoólicas durante a condução para se evitar acidentes.
Solicitou ainda aos automobilistas o cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, quando estiverem no interior da viatura com mais de um passageiro, com vista a se evitar o contágio da doença.
Informou que outras campanhas de sensibilização sobre a prevenção rodoviária vão acontecer em outro município da província da Lunda Sul.