Catumbela – O sistema de iluminação pública na vila-sede do município da Catumbela, província de Benguela, tem vindo a registar, nos últimos dias, melhorias significativas, fruto da recuperação de cerca de 200 postes degradados, apurou hoje, terça-feira, a ANGOP.
Com efeito, a administração local, por meio da ENDE (Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade), está a levar a cabo a recuperação da iluminação pública nas imediações do troço rodoviário entre o Pólo de Desenvolvimento Industrial (PDIC) e a centenária ponte metálica sobre o rio Catumbela, “Luís Felipe”.
A localidade da Praia do Bebé, uma das quatro comunas do município da Catumbela, além do Gama, Biópio e da vila-sede, também já se beneficia deste programa, que arrancou no segundo trimestre deste ano, segundo o director municipal de Energia e Águas da Catumbela, Adelino Capapelo.
Em declarações à Angop, o responsável avançou que, apesar dos constrangimentos provocados pela Covid-19, a melhoria da iluminação pública nas principais vias da vila sede da Catumbela é uma prioridade, para facilitar a mobilidade da população durante a noite, por um lado, e aumentar o sentimento de segurança, por outro.
Daí ter referido que a iluminação pública, por exemplo, foi reposta tanto no perímetro da referida ponte metálica quanto na marginal da Catumbela, visto serem locais de intensa movimentação dos munícipes de e para alguns bairros, principalmente São Pedro e Namano.
Adelino Capapelo ainda apontou que mais 150 postes em estado de degradação avançada poderão ser recuperados dentro de pouco tempo, para que a rede de iluminação pública funcione de forma adequada naquela circunscrição.
Relativamente às dificuldades, a fonte indicou a falta de material, como lâmpadas, disjuntores, cabos, entre outros, embora tenha reiterado o compromisso da administração de tudo fazer para que a iluminação pública seja uma realidade para todos.
Com essa aposta, as autoridades da Catumbela dão resposta a uma das principais inquietações dos munícipes, num momento em que a falta de iluminação pública tem contribuído no aumento dos índices de criminalidade, principalmente nos bairros do Alto Niva, Caputo, Lombroque e o Luongo, no período da noite.
Actualmente, mais de 205 mil pessoas habitam o município da Catumbela.