Cangamba - Um sistema de energia solar para electrificar o município dos Luchazes, província do Moxico, será instalado nos próximos dias, anunciou, esta segunda-feira, em Cangamba, o primeiro secretário provincial do MPLA, Gonçalves Muandumba.
Durante um acto de massas decorrido na vila de Cangamba, a 354 quilómetros do Luena, Gonçalves Muandumba disse que o referido sistema terá uma capacidade de 10 megawatts, para distribuir corrente eléctrica à vila e residências da sede municipal.
De acordo com Muandumba, a empresa que vai implementar o projecto de electrificação já foi indicada, estando em curso a resolução de questões administrativas para o início das obras.
O político disse, igualmente, que a vila de Cangamba vai contar com um sistema de captação de água potável que vai beneficiar a população da região.
Actualmente a população do municipio enfrenta várias dificuldades na obtenção da água, recorrendo aos rios da região para conseguir o preciso líquido.
O também governador provincial do Moxico anunciou, para breve, o inicio de construção da estrada EN180, que permitirá ligar a sede municipal com a capital da província.
Luchazes é um dos nove municípios da província do Moxico. Fica a 356 quilómetros a sul do Luena, cidade capital.